A gestão de vendas em lançamentos deve ser feita seguindo algumas etapas específicas para aumentar as chances de sucesso
É verdade que o setor imobiliário é extremamente dinâmico e competitivo, exigindo que as construtoras pensem e ajam rápido. Porém, os investimentos devem ser feitos com cautela, inteligência e estratégia, já que um pequeno erro pode resultar em prejuízos milionários, problema que não afeta apenas o lado financeiro, mas também a reputação da construtora. Nesse contexto, a melhor forma de lucrar é conseguir fazer uma boa gestão de vendas em lançamentos.
Quando se tem uma abordagem bem planejada, é possível garantir previsibilidade nos lucros e que os objetivos estratégicos que você tem definidos nas suas planilhas financeiras se tornem realidade. Para isso, é preciso entender como funciona a gestão de vendas em lançamentos, quais são suas etapas, as principais dificuldades que podem aparecer e quais tecnologias podem turbinar seu desempenho nesse processo.
A partir de agora, a WSI vai detalhar tudo o que você precisa saber para potencializar os lançamentos imobiliários da sua construtora e conquistar resultados extraordinários!
O que é a gestão de vendas em lançamentos imobiliários?
A gestão de vendas em lançamentos se refere ao conjunto de processos e estratégias utilizados pelas construtoras para organizar, acompanhar e otimizar a comercialização daquele empreendimento novo. E aqui estamos falando desde o planejamento dos esforços de marketing para atrair potenciais clientes até a execução de ações para convertê-los em clientes reais.
Com uma gestão bem estruturada, você consegue evitar problemas como duplicidade de reservas, demora na aprovação de propostas e até perda de oportunidades por informações que podem ficar desatualizadas. Além disso, a gestão bem estruturada permite ter maior previsibilidade e controle sobre o fluxo de vendas em si, tornando todo esse ciclo mais eficiente e sustentável. Usando as tecnologias certas, a gestão de vendas em lançamentos se torna ainda mais assertiva, otimizando o atendimento ao cliente e, assim, garantindo os melhores resultados para a sua construtora.
Etapas da gestão de vendas em lançamentos imobiliários
Basicamente, a gestão de vendas em lançamentos segue quatro etapas principais. Separamos cada uma delas nos parágrafos a seguir.
Planejamento estratégico
O primeiro passo para o sucesso da gestão de vendas em lançamentos é criar um planejamento estratégico sólido. Mas como fazer isso? Comece com alguns passos como a definição de público-alvo, análise da concorrência, projeção de vendas e escolha das estratégias comerciais que mais se enquadrem com a forma que o seu público busca por imóveis.
Quando esse planejamento é bem-estruturado, você diminui riscos e consegue excelentes taxas de conversão. Além disso, ele permite que a sua construtora tenha uma visão clara do que vai precisar investir e qual vai ser o retorno, garantindo que todas as ações e o objetivo final do empreendimento estejam perfeitamente alinhados.
Treinamento da equipe de vendas
Treinar a sua equipe de vendas também é muito importante para o sucesso do lançamento. Não sabe por onde começar? Esse treinamento deve abordar questões como técnicas de persuasão, argumentação de vendas, atendimento ao cliente e o melhor uso possível das ferramentas mais atualizadas.
É inegável que ter um time bem-preparado aumenta a taxa de conversão e garante uma gestão de vendas em lançamentos mais eficiente. E não é só isso; treinamentos contínuos ajudam a sua equipe a se manter atualizada sobre tendências do mercado, diferenciais do seu empreendimento e estratégias de abordagem para cada tipo de cliente.
Uso de ferramentas digitais
Se a tecnologia está aí é para ser usada, certo? Ela é essencial na otimização de vários pontos da gestão de vendas. Ferramentas como CRMs imobiliários, plataformas de espelho de vendas e aplicativos de reservas online — falaremos mais detalhadamente sobre cada uma mais para frente — facilitam o trabalho dos corretores, diminuem erros operacionais e melhoram a experiência dos compradores.
Essas soluções chegam para garantir que as informações estejam sempre atualizadas, então você nunca mais vai passar pelo problema de reservas duplicadas ou demora na aprovação de propostas. Além disso, essa digitalização dos processos torna a experiência do cliente mais fluida, rápida e transparente, aumentando as chances de que ele feche negócio.
Acompanhamento de indicadores
Para finalizar, nunca se esqueça de monitorar as métricas de desempenho para avaliar se a gestão de vendas em lançamentos está mesmo sendo eficaz. Alguns indicadores importantes que você deve acompanhar são taxa de conversão, tempo médio de fechamento e percentual de unidades vendidas. Ficar de olho em tudo isso permite rápidas mudanças de rotas na sua estratégia comercial.
Se você tem dados concretos em mãos, sua construtora pode identificar gargalos, aprimorar abordagens e tomar decisões mais assertivas. Sem falar que a análise contínua dos resultados também ajuda a traçar planejamentos mais eficientes em futuros lançamentos, permitindo que o seu processo de vendas evolua com o passar do tempo.
Principais desafios na gestão de vendas em lançamentos imobiliários
Sabe por que você deve seguir as quatro etapas acima? Para não esbarrar nos quatro desafios comuns que apresentaremos a seguir. Confira.
Falta de previsibilidade
Sem o planejamento estratégico detalhado e o monitoramento inteligente das vendas, sua construtora pode enfrentar problemas para prever a demanda do mercado. O resultado são unidades encalhadas ou falta de imóveis para atender à procura — de uma forma ou de outra, haverá um impacto direto no fluxo de caixa e nos prazos do seu projeto.
Demora na aprovação de propostas
A aprovação manual de propostas ficou nos tempos passados e não deixou saudades. Esse processo sempre gerou atrasos e frustrações nos clientes e nas construtoras até a chegada das soluções digitais. Burocracias sem fim, análises descentralizadas de documentos e falta de automação dificultam a agilidade no fechamento das vendas. Com isso, os potenciais compradores se desinteressam e acabam fechando negócio com a concorrência.
Erros e duplicidade na reserva de unidades
Não ter um sistema integrado resulta em reservas duplicadas e informações inconsistentes, causando problemas operacionais e, consequentemente, insatisfação dos clientes. Sem uma plataforma digital eficiente, a sua construtora pode enfrentar dificuldades para gerenciar a disponibilidade de unidades em tempo real, passando uma impressão de amadorismo ao seu empreendimento.
Falta de integração entre os setores
O último desafio comum na gestão de vendas em lançamentos é a dificuldade da atuação integrada dos setores de marketing, vendas e financeiro, resultando em falhas na comunicação e retrabalho. Não contar com um fluxo bem-estruturado acaba impactando diretamente na experiência do cliente, tornando o processo de compra confuso e desorganizado.
Tecnologias e ferramentas essenciais para gestão de vendas
A gestão de vendas em lançamentos se torna bem mais fácil usando os seguintes recursos:
- CRM imobiliário: serve para organizar e gerenciar todo o relacionamento com os seus clientes, centralizando todas as interações e transações.
- Espelho de vendas inteligente: esse atualiza a disponibilidade das unidades em tempo real, o que agiliza reservas e evita erros.
- Plataformas de envio de propostas: ajuda digitalizando o processo de análise e aprovação de contratos, acelerando bastante o fechamento de vendas.
- Integração com marketing digital: não podemos esquecer de ferramentas como as de automação de leads e análise de dados, são elas que garantem um funil de vendas sem gargalos.
- Aplicativos de gestão de vendas: por fim, esses servem para permitir que corretores e gestores acompanhem tanto indicadores quanto processos — tudo em tempo real.
Como contratar uma equipe de vendas de alta performance?
Lembrar de seguir tudo isso à risca não é nada fácil. O que pode ajudar é contratar uma empresa especializada para cuidar de tudo. Mas aí surge a dúvida: como escolher a agência certa?
Bom, para garantir que você escolha uma equipe de vendas que traz resultados reais, comece avaliando a experiência dela no mercado imobiliário: ela tem capacidade de negociação e conhecimento sobre as ferramentas digitais utilizadas no setor? Além disso, verifique se essa equipe está mesmo alinhada com a estratégia e contexto da sua construtora e do seu público-alvo — isso garante que a abordagem comercial será focada e segmentada para assegurar um ótimo retorno sobre o investimento.
A WSI é uma excelente opção para ajudar a sua construtora na gestão de vendas em lançamentos. Nosso portfólio extenso e centenas de clientes atendidos ao longo de três décadas ilustram isso. Contamos com uma equipe altamente especializada, que faz questão de oferecer suporte do início ao fim (e até depois do fim) das estratégias. Antes mesmo de começar os planejamentos, analisamos o contexto da sua construtora e do seu público-alvo para garantir os melhores cenários possíveis na realidade em que estamos trabalhando.
Está pronto para elevar a sua gestão de vendas em lançamentos imobiliários para outro nível? Então é só entrar em contato conosco e nos deixar cuidar de tudo!