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E-mail marketing no mercado imobiliário: como fazer?

Pessoa usando o celular com uma notificação de e-mail.
(Banco de imagens: Shutterstock)

O e-mail marketing no mercado imobiliário destaca-se como uma importante e eficiente estratégia de marketing digital

O e-mail marketing é uma importante estratégia de marketing digital para construtoras e incorporadoras, e consiste no envio de mensagens eletrônicas para uma lista de contatos segmentada. Esses e-mails podem ter diferentes objetivos, que incluem desde promover um lançamento e até mesmo divulgar promoções ou vantagens de um determinado empreendimento.

O uso de e-mail marketing no mercado imobiliário é essencial para se comunicar diretamente com clientes e leads, construindo um relacionamento com potenciais compradores de imóveis. Por meio desta estratégia, é possível se manter presente perante sua rede de contatos, conduzindo os consumidores ao longo da jornada de compra.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia em que uma determinada empresa envia mensagens comerciais por meio do correio eletrônico, estabelecendo um relacionamento com clientes e potenciais clientes. As mensagens podem fornecer informações relevantes sobre determinado assunto, promover serviços e produtos ou educar o cliente a respeito da sua área de atuação.

Para que uma estratégia de e-mail marketing no mercado imobiliário tenha sucesso, é necessário construir uma lista de contatos qualificados, composta por pessoas que tenham interesse nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Esses contatos podem ser obtidos a partir de formulários de cadastro no site, eventos, e-books ou outras estratégias de captação de leads.

Em seguida, é necessário criar campanhas de e-mail com mensagens personalizadas e relevantes para o público-alvo. É importante segmentar a lista de contatos a partir de critérios como interesse, estágio de funil de vendas e outras características relevantes. Desse modo, as mensagens podem ser direcionadas para os interesses de cada grupo, tornando-se mais eficientes.

Qual a importância do e-mail marketing no mercado imobiliário?

O uso de e-mail marketing no mercado imobiliário permite que construtoras, incorporadoras e loteadoras enviem informações sobre empreendimentos, lançamentos, projetos e outros conteúdos relevantes que ajudam a construir a confiança do consumidor na marca. Outros benefícios que podem ser alcançados a partir dessa estratégia são:

  • Comunicação direta com os clientes e leads;
  • Nutrição de leads ao longo do processo de compra;
  • Direcionamento dos leads para as etapas do processo de tomada de decisão;
  • Promoção de lançamentos;
  • Elevado potencial de conversão dos leads;
  • Segmentação e personalização da comunicação;
  • Mensuração e otimização da estratégia a partir do uso de ferramentas de e-mail marketing específicas;
  • Impulsionamento do processo de venda;
  • Excelente retorno financeiro.

Como criar uma lista de e-mails?

A elaboração da lista de e-mails é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing no mercado imobiliário, pois é fundamental que suas mensagens sejam enviadas para pessoas que realmente tenham interesse em recebê-las. Para isso, é fundamental construir uma lista de contatos relevante, o que pode ser feito a partir de diferentes estratégias.

As principais estratégias para construir uma lista de contatos relevante são:

Ofereça conteúdo de valor

Crie conteúdos relevantes — como e-books, guias, vídeos ou webinars — e ofereça-os gratuitamente, em troca do endereço de e-mail dos visitantes. É importante que este conteúdo seja do interesse de seu público-alvo, de modo a incentivá-lo a se inscrever.

Utilize formulários de captura

Desenvolva formulários de captura em locais estratégicos do seu site, incentivando as pessoas a se inscreverem. O ideal é que eles sejam simples e rápidos de preencher.

Crie landing pages

As landing pages são focadas em um único objetivo e contêm informações convincentes sobre os benefícios de se inscrever na lista.

Participe de eventos e feiras

Ao participar de eventos do setor imobiliário, você tem a oportunidade de interagir com potenciais interessados em seus serviços. Tenha sempre um formulário à mão ou um dispositivo eletrônico para que as pessoas possam se inscrever na sua lista de e-mail.

Integre a estratégia com as redes sociais

Crie posts chamativos em suas redes sociais, incentivando os seguidores a se inscreverem para receber conteúdos exclusivos, promoções especiais ou lançamentos de forma antecipada.

Nunca compre listas de e-mail

Embora comprar uma lista de e-mails possa parecer uma solução rápida para expandir sua base de contatos, esta não é uma estratégia eficiente. Isso porque os contatos existentes não são necessariamente qualificados e interessados no produto que você tem a oferecer. Dessa forma, você acaba investindo tempo e recursos enviando e-mail para pessoas que não querem recebê-los.

Dicas para escrever um bom e-mail marketing para o mercado imobiliário

Após criar sua lista de contatos, é hora de criar sua estratégia e escrever as mensagens que serão enviadas. Confira algumas dicas para escrever seu e-mail marketing para o mercado imobiliário de maneira eficiente:

  • Conheça seu público-alvo e entenda com quem você está falando;
  • Seja claro e objetivo em sua mensagem;
  • Explore um tema atraente, e destaque-o no assunto do e-mail;
  • Inclua uma chamada para ação, o famoso CTA;
  • Utilize elementos visuais atraentes;
  • Personalize o conteúdo;
  • Chame o destinatário pelo nome;
  • Faça testes A/B para entender a eficiência de cada mensagem e assunto;
  • Revise cuidadosamente o conteúdo;
  • Contrate uma agência especializada em e-mail marketing no mercado imobiliário e demais serviços de marketing digital para este segmento.

Lembre-se, por fim, que o segredo para um bom e-mail marketing no mercado imobiliário é oferecer valor aos destinatários.