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Automação de marketing para mercado imobiliário

Homem segurando uma imagem ilustrativa de uma casa com linhas azuis, indicando tecnologia.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as vantagens em se investir nas estratégias de automação de marketing digital no segmento imobiliário

 A automação é um conceito bastante utilizado na atualidade, já que permite que alguns tipos de tarefas sejam executadas com o auxílio da tecnologia. No marketing, a automação é uma grande aliada para os profissionais da área concentrarem seus esforços em atividades que vão gerar valor para a empresa. Neste conteúdo, veja como a automação de marketing para mercado imobiliário pode ser uma ferramenta primordial para os negócios.

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O que é automação de marketing?

A automação de marketing pode ser conceituada como um conjunto de processos e ferramentas que visa a automatização e a otimização das atividades de marketing, com o objetivo de gerar leads, nutrir relacionamentos com clientes e impulsionar o crescimento do negócio. Essa abordagem utiliza software e plataformas específicas para automatizar tarefas repetitivas, como o envio de e-mails, agendamento de postagens em redes sociais, segmentação de leads e análise de dados.

A automação de marketing para construtora e incorporadora permite que as empresas personalizem suas estratégias de acordo com o perfil e comportamento dos clientes. Por exemplo, é possível criar sequências de e-mails automatizadas que são acionadas de acordo com as ações dos usuários, como baixar um e-book, preencher um formulário ou realizar uma compra.

Dessa forma, as empresas podem fornecer conteúdo relevante e oportuno para cada estágio do ciclo de compra do cliente, fortalecendo o relacionamento e aumentando as chances de conversão.

Benefícios da automação de marketing para o mercado imobiliário

Considerada uma das melhores práticas digitais da atualidade, a automação de marketing para mercado imobiliário oferece uma série de benefícios, sobre os quais falaremos mais abaixo:

  • Maior engajamento na nutrição de leads, que acontece de maneira mais rápida e eficaz através da automação;
  • Segmentação e personalização dos leads, levando em conta diferentes critérios, como localização, interesse em determinados tipos de imóveis e estágio de processo de compra;
  • Automação de tarefas repetitivas comuns ao mercado imobiliário, gerando uma redução de tempo e de custo operacional;
  • Maior visualização de análise de dados, como taxas de aberturas e cliques em e-mails;
  • Ajuda na tomada de decisões e reformulação de estratégias de marketing digital.

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Estratégias de automação para o marketing imobiliário

É preciso conhecer, com precisão, a automação de marketing para mercado imobiliário antes de se optar por qualquer estratégia, de modo que os objetivos desejados sejam fielmente alcançados. Abaixo, vamos discorrer melhor sobre algumas das estratégias que consideramos mais seguras para o estabelecimento de um bom fluxo de automação de marketing para mercado imobiliário.

Segmentação de leads (fluxo de nutrição)

A segmentação de leads é uma estratégia essencial na automação de marketing para mercado imobiliário, pois permite que as empresas direcionem suas mensagens de forma mais precisa e relevante. O fluxo de nutrição permite a visualização de interesses, necessidades e estágios do processo de compra, já que estas podem variar.

Ao segmentar leads com base em critérios como localização, tipo de imóvel desejado, faixa de preço ou estágio do processo de compra, as empresas imobiliárias podem enviar mensagens altamente direcionadas, aumentando a probabilidade de fechamento de negócio.

Criação de Landing Pages

É muito importante criar uma Landing Page para o sucesso da estratégia de automação de marketing para mercado imobiliário. Esta é uma página na web, também conhecida como página de destino, projetada especificamente para receber visitantes e direcioná-los a uma ação específica, como o preenchimento de um formulário, a assinatura de uma newsletter ou o download de um material gráfico, como um ebook, por exemplo.

Através da criação da Landing Page, é possível que as empresas do segmento imobiliário façam a coleta de dados dos potenciais clientes, como um telefone ou um e-mail, e assim possam contatá-los através de ações comerciais, fazendo propostas adequadas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de construção de relacionamento duradouro com o cliente mais assertivas da atualidade. Dentro do escopo de automação de marketing para mercado imobiliário, o e-mail marketing é enviado, periodicamente, para os leads segmentados, com boletins informativos e outros conteúdos que possam interessar àquele grupo de pessoas.

Lead scoring

O lead scoring é um processo utilizado no marketing e na gestão de vendas para avaliar e classificar leads (potenciais clientes) com base em seu interesse e probabilidade de conversão em clientes reais. O objetivo do lead scoring é identificar quais leads são mais qualificados e têm maior probabilidade de realizar uma compra, permitindo que as equipes de marketing e vendas priorizem seus esforços de forma mais eficiente.

O lead scoring é baseado em atributos e comportamentos dos leads, que podem incluir informações demográficas, dados de contato, atividades no site, interações em mídias sociais, abertura de e-mails, downloads de conteúdo, entre outros. Cada atributo e comportamento é atribuído a uma pontuação com base em sua relevância e importância para a qualificação do lead. Aqueles com a pontuação mais alta são automaticamente classificados como leads mais qualificados.

Integração do CRM com a ferramenta de automação

A integração do Customer Relationship Management (CRM) com uma ferramenta de automação de marketing para mercado imobiliário é uma prática comum e altamente benéfica para empresas que desejam otimizar sua eficiência em vendas e marketing.

Essa integração permite que os dados sejam compartilhados entre as duas plataformas, oferecendo uma visão abrangente e integrada do cliente, melhorando o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.

Por que contratar uma agência de marketing imobiliário?

É muito importante que empresas do segmento imobiliário procurem por uma agência com especialização nesse nicho quando surge o desejo de se investir em automação para mercado imobiliário.

A criação de uma estratégia de marketing digital que seja realmente assertiva precisa passar pelo crivo e análise de profissionais especializados não só em comunicação online, mas que também tenham um olhar mais atento sobre as diretrizes do universo imobiliário.

Uma agência especializada em marketing imobiliário tem especialistas qualificados em diferentes áreas, como marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais, tráfego pago, design e Inbound Marketing, possibilitando a criação de boas estratégias não só de automação para mercado imobiliário, como para o projeto como um todo.

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