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Inbound marketing imobiliário

Mão de uma pessoa segurando um imã com recortes coloridos de pessoas, indicando atração.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Estratégia de marketing é considerada fundamental para a atração de novos clientes e consolidação do relacionamento com estes

O que é Inbound Marketing Imobiliário?

O Inbound Marketing Imobiliário é uma estratégia de marketing digital focada em atrair clientes potenciais interessados em compra, aluguel e venda de imóveis por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e informativo. Seu principal objetivo é estabelecer um relacionamento com o cliente em potencial, fornecendo informações valiosas e ajudando-o a tomar decisões importantes.

Quais as vantagens para o mercado imobiliário?

O Inbound Marketing Imobiliário oferece diversas vantagens para o mercado imobiliário, em razão de proporcionar às empresas do setor um maior leque de possibilidades de negócios, estreitando a comunicação digital com seus potenciais clientes – e consequentemente, aumentando as vendas. Algumas destas vantagens incluem:

  • Maior alcance de público;
  • Maior engajamento com clientes em potencial, chamados de “leads”;
  • Maior eficiência das estratégias de marketing;
  • Melhor visibilidade da marca;
  • Aumento da receita e dos lucros.

Como trabalhar o Inbound Marketing no mercado imobiliário?

Conforme já explicado, o Inbound Marketing Imobiliário é uma estratégia de comunicação digital que visa atrair e conquistar clientes de maneira não invasiva, através da produção de conteúdo relevante e personalizado para cada etapa da jornada do consumidor. No mercado imobiliário, o Inbound Marketing pode ser uma excelente alternativa para gerar leads qualificados e aumentar as chances de venda.

Para que este trabalho seja assertivo, é preciso estabelecer algumas etapas. A primeira delas, sem dúvidas, é identificar o público a ser impactado pela sua estratégia. A partir daí, já tendo objetivos estabelecidos e a linguagem mais adequada escolhida, é hora de nutrir o seu potencial cliente com conteúdo relevante e informativo, de modo a convencê-lo de que ele tem um problema – e que este pode ser solucionado através dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Neste sentido, é importante investir em conteúdos diversificados, como um blog que faça uso de técnicas de SEO, e criação de materiais ricos, como ebooks, newsletters, White Papers e webinars. Vamos entender melhor sobre estas ações estratégicas abaixo.

Ferramentas de Inbound Marketing Imobiliário

Antes de falarmos sobre as ferramentas existentes de Inbound Marketing Imobiliário, é preciso entender que esta estratégia reúne alguns passos, dentro daquilo que conhecemos como funil de vendas. A conceituação sobre este termo tem relação com um conjunto de etapas e gatilhos que o marketing digital abraça para dar suporte à jornada de compras do seu cliente em potencial.

Ou seja, existem conteúdos próprios para cada uma das três etapas do funil – e quando chegamos ao fundo deste, conseguimos efetuar a compra. Falaremos melhor sobre as exemplificações destas etapas.

Para que todas elas sejam bem-sucedidas, é preciso que a empresa imobiliária tenha, em primeiro lugar, um site próprio, otimizado para conversão. Este é a base da estratégia de Inbound Marketing Imobiliário. Para tanto, é necessário que ele seja responsivo, com boa navegabilidade, seja rápido e ofereça uma experiência agradável ao usuário.

Outra ferramenta de Inbound Marketing Imobiliário é o blog, que é uma excelente ferramenta para atrair os visitantes ao seu site, educando-os sobre assuntos temáticos do setor. É indispensável que a produção de conteúdo seja focada em solucionar dúvidas e problemas dos seus leitores.

Os materiais ricos também podem ser indicados como ferramentas. Estes são conteúdos mais densos e completos, como ebooks, guias, White Papers, dentre outros. Os materiais ricos ajudam os leads a tomar uma decisão de compra ou venda.

Landing pages também podem ser consideradas ferramentas importantes, já que elas nada mais são do que páginas de conversão com o objetivo de captura de dados de leads em troca de entregar a eles um material rico, como o download de um ebook ou a assinatura de uma newsletter.

Exemplos de estratégias de acordo com a etapa do funil

Vamos, em primeiro lugar, compreender melhor os objetivos de cada etapa do funil. O topo do funil representa a primeira fase do processo de vendas, em que o objetivo é atrair a atenção dos potenciais clientes e gerar interesse por um produto ou serviço.

Nessa fase, as estratégias de marketing são essenciais para gerar leads, ou seja, contatos de pessoas que demonstraram interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa. Algumas das táticas comuns no topo de funil incluem a produção de conteúdo para blog e redes sociais, por exemplo.

Ainda dentro do escopo de Inbound Marketing Imobiliário, temos o meio do funil, etapa que corresponde à fase em que os leads qualificados – ou seja, aqueles potenciais clientes que apresentam maior probabilidade de fecharem negócio – precisam de informações mais aprofundadas sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Dessa forma, eles têm condições de avaliar se suas necessidades e expectativas serão atendidas.

É comum que aqui sejam ofertadas iscas digitais, como ebooks, webinars, guias visuais, newsletters e outros conteúdos que permitam a adoção de uma linguagem mais aprofundada, trazendo um melhor detalhamento ao lead sobre o produto ou serviço que ele irá adquirir. Também é muito importante que a empresa mantenha um relacionamento próximo com este indivíduo, por meio de e-mails personalizados, telefonemas e outras formas de comunicação.

O objetivo é garantir que o lead se sinta valorizado e esteja ciente de que a empresa está disposta a ajudá-lo a encontrar a solução ideal para sua necessidade. No meio de funil, a empresa deve focar em identificar os leads mais qualificados, que têm mais chance de se tornarem clientes efetivos, e nutri-los com conteúdos relevantes e personalizados. O objetivo é prepará-los para a próxima fase do funil, onde serão convidados a tomar uma decisão de compra.

O Inbound Marketing Imobiliário conta ainda com a fase de fundo de funil, a etapa final do processo de vendas. Aqui, o objetivo é transformar os leads em clientes efetivos, por meio da oferta de uma solução personalizada para suas necessidades. Nessa fase, os leads qualificados já estão cientes do problema que precisam resolver e das soluções disponíveis no mercado.

A empresa deve focar em disponibilizar uma solução que atenda às suas necessidades específicas e gere valor para eles. É importante que a companhia ofereça um atendimento personalizado e forneça todas as informações necessárias para que o lead tome a decisão de compra.

Cases de sucesso de Inbound Marketing Imobiliário na WSI

A utilização de uma plataforma de gestão de e-mails é fundamental para a comunicação digital, ajudando a estabelecer um relacionamento mais aprofundado e personalizado com os clientes – daí um trunfo das estratégias de Inbound Marketing Imobiliário.

A WSI, empresa especializada em marketing digital, apresenta em seu portfólio um cliente do setor imobiliário que vem alcançando ótimos resultados. Após uma reestruturação na identidade visual dos e-mails e uma reorganização da estratégia de segmentação de público, conseguimos chegar a excelentes taxas de abertura, superiores a 28%, e de clique, maior do que 2%.

Para entender mais sobre como o Inbound Marketing Imobiliário pode alavancar o seu negócio, envie uma mensagem para a WSI agora mesmo e agende uma conversa.