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(Banco de imagens: Shutterstock)
8 min. de leitura

É essencial estar presente em todos os meios de forma consistente — conheça o marketing 360, entenda sua importância no mercado imobiliário e aprenda a fazê-lo

Se você acompanha o nosso blog há um tempo, já deve saber que conhecer profundamente o seu público-alvo é o primeiro passo fundamental de qualquer estratégia de marketing. Saber onde ele está, o que consome, como se comunica e o que valoriza é o que guia as suas ações para tornar as campanhas mais engajantes.

Porém, existem as exceções — mesmo em um perfil bem segmentado, consumidores se comunicam por canais diferentes, preferem formatos específicos de conteúdo ou tomam decisões de compra de forma diferente da “esperada”. Além disso, o mercado e os hábitos dos consumidores mudam o tempo todo.

Por isso, marcar presença em diferentes canais, com ações integradas on-line e off-line, aumenta o seu alcance e prepara a sua construtora para se adaptar em tempo real. E vale ressaltar que aparecer “em todo lugar” está longe de significar perder identidade, é mais uma forma de manter um marketing coeso que gera conversão em cada ponto de contato.

Hoje, vamos falar sobre o Marketing 360 no mercado imobiliário, a melhor forma de alcançar o cliente onde quer que ele esteja. A WSI vai te explicar o conceito, sua importância, como funciona, estratégias inteligentes e tudo que você precisa saber para colocar esse plano em prática e alavancar seus resultados.

E aí? Vamos lá?

O que é Marketing 360?

O Marketing 360 é uma abordagem caracterizada pela integração que busca atingir o consumidor em todos os pontos de contato possíveis — físicos e digitais — com identidades textuais e visuais consistentes e complementares. Ele une os canais on-line, como redes sociais, e-mail marketing, sites e anúncios digitais, aos off-line, como panfletos, outdoors, ações presenciais e eventos.

Sua proposta central é criar uma presença que seja forte e contínua, fazendo com que o cliente em potencial seja impactado de forma coerente em diferentes momentos da sua jornada. Isso é o que aumenta o reconhecimento e a autoridade da sua construtora, melhorando a taxa de conversão.

Quando bem planejada, essa estratégia capitaliza oportunidades que poderiam ser perdidas por falta de presença ou alinhamento entre os canais.

Por que o Marketing 360 é essencial para o mercado imobiliário?

No setor imobiliário, os clientes são bem mais criteriosos por conta do alto investimento necessário, possuindo uma jornada de compra longa e repleta de etapas. O Marketing 360 permite acompanhar esse potencial comprador em todos os momentos — do primeiro contato à assinatura do contrato e pós-venda. Cada canal tem sua importância: redes sociais ou panfletos criam desejo, portais imobiliários ou eventos aprofundam o interesse e, por fim, visitas presenciais concretizam as decisões.

Esse tipo de marketing é primordial no mercado imobiliário porque o comportamento dos consumidores é variado: enquanto alguns buscam imóveis em sites especializados, outros se informam por conteúdos no Instagram ou assistem a vídeos no YouTube antes de decidir visitar um decorado. Com uma estratégia 360, as construtoras conseguem marcar presença nesses diversos pontos de contato, reforçando sua proposta de valor e guiando o consumidor onde quer que ele esteja.

O resultado? Comunicação mais eficiente, maior geração de leads qualificados e aumento nas taxas de conversão.

Principais canais e estratégias de um plano de Marketing 360 imobiliário

Explicado o que é o marketing 360 e porque ele é importante, está na hora de apresentar sete pontos-chave que a sua construtora não pode ignorar.

Website otimizado para conversão

O mundo está cada vez mais rápido e o seu site deve seguir essa tendência. Um site responsivo e intuitivo é a base da sua presença digital. Ele deve ser estruturado para guiar o visitante até o contato com a equipe comercial, com formulários destacados, fotos de qualidade, informações claras e integração com ferramentas de CRM e automação.

Produção de conteúdo relevante

De nada vale ter um site rápido com pouco conteúdo ou com um monte de páginas que não agregam, certo? Então produza artigos para blog, vídeos e posts educativos para ajudar a posicionar a sua construtora como autoridade e esclarecer dúvidas comuns do público. Isso, além de gerar valor desde o primeiro contato, também atrai visitantes orgânicos e qualifica os leads através do funil de vendas.

Estratégias em redes sociais

Não só de site vive uma marca. Atualmente, estar em redes sociais como Instagram, LinkedIn e TikTok é uma obrigação. E não basta só criar uma conta, você precisa ter uma presença forte e estratégica, seja divulgando empreendimentos ou criando conexões mais diretas com os seguidores, respondendo directs e comentários.

Anúncios digitais segmentados

Precisa turbinar a visibilidade daquele empreendimento especial? Então as campanhas em Google Ads, Facebook Ads e portais imobiliários são a escolha certa! Elas permitem atingir públicos com alto potencial de conversão, porque são segmentados com base em dados comportamentais e de geolocalização. Quando usados da forma certa, os Ads aumentam o retorno do investimento em mídia e aceleram o funil de vendas.

Ações de marketing off-line

Embora a internet tenha crescido muito nas duas últimas décadas, os meios tradicionais de marketing imobiliário seguem essenciais. Não deixe de fazer ações como panfletagem, colocação de outdoors e eventos de lançamento. Essas são formas de complementar as ações digitais e alcançar aquela fatia do público que ainda toma decisões com base nas mídias físicas.

Email marketing e newsletters

A lógica é clara: se você tem os dados de contato de alguém, é porque essa pessoa já demonstrou interesse em algum dos seus empreendimentos ou materiais. Enviar para esses leads conteúdos personalizados, novidades e ofertas impedem que o relacionamento com eles esfrie e dá prosseguimento à jornada de compra. Aqui, é importante não exagerar na quantidade de envios para não causar desgaste com a sua marca.

Vídeos e tours virtuais

Por fim, mais alinhado às novas tecnologias, oferecer vídeos de apresentação e experiências imersivas em 360° dá aos potenciais compradores uma prévia altamente engajante dos imóveis. Isso é excelente porque antecipa o encantamento, economiza o tempo de todos e aumenta a chance de conversão antes mesmo da visita presencial.

Jornada de compra no setor imobiliário: onde entra o Marketing 360?

Como dissemos, a jornada de compra de um imóvel é complexa, podendo durar semanas ou meses. O Marketing 360 atua em cada uma dessas fases: na descoberta, atrai visitantes com conteúdos informativos e anúncios. Na consideração, aumenta o interesse com depoimentos, vídeos e tours. Na decisão, reforça a confiança com um atendimento rápido e consistente com toda a forma que a sua marca se comunicou com aquele cliente anteriormente.

Usando uma abordagem multicanal, a sua construtora impacta o comprador em todos os momentos importantes, garantindo que ele continue com o seu empreendimento sempre em mente. Isso diminui a dispersão para concorrentes e, claro, aumenta a taxa de conversão.

Basicamente, o Marketing 360 é um facilitador da jornada, transformando o caminho até a compra em uma experiência integrada e fluida para o consumidor.

Benefícios do Marketing 360 no setor imobiliário

Quando o marketing 360 é feito da forma correta, é possível perceber as seguintes vantagens:

  • Alcance de um público maior e mais diversificado;
  • Mais oportunidades de conversão;
  • Acompanhamento completo da jornada de compra;
  • Melhora da imagem e autoridade da marca;
  • Maior retorno sobre o investimento (ROI) em marketing;
  • Muito mais previsibilidade na taxa de vendas.

Como começar a implementar uma estratégia de Marketing 360 imobiliário

Gostou dos benefícios? Então comece a implementar o marketing 360. Basta seguir esses cinco passos abaixo.

Entenda seu público com profundidade

Como não poderia ser diferente se tratando de marketing, é preciso estudar o público-alvo. Defina idade, renda, localização, canais preferidos e dores específicas. Com isso, você pode criar mensagens segmentadas e definir quais canais são os melhores para alcançar cada tipo de cliente.

Estruture um plano de comunicação multicanal

Agora, com as informações sobre o público estruturadas e os canais definidos, o próximo passo é criar um cronograma de ações integradas. O importante aqui é garantir que o tom de todas as mensagens esteja alinhado — tanto on-line quanto off-line.

Produza conteúdos que conectam e informam

O terceiro passo é criar materiais úteis e bem elaborados, pensando que cada um vai servir para uma etapa do funil: artigos de blog, vídeos, e-books, posts em redes sociais, e-mails e anúncios. Lembrando que o conteúdo deve educar o lead e guiá-lo naturalmente para a conversão, sem ser invasivo ou irritante.

Invista em mídia paga com inteligência

As campanhas pagas são uma forma estratégica de gerar tráfego rápido e qualificado. Então use aqueles dados sobre o seu público-alvo para criar campanhas altamente segmentadas, isso é importante porque só assim é possível ter altas chances de retorno financeiro.

Meça, analise e otimize constantemente

Se você pensou que agora era só aguardar as conversões, pense novamente! Monitorar os resultados em tempo real é importante para entender o que está realmente funcionando. Acompanhe métricas como cliques, leads gerados, custo por aquisição e conversões. Com base nisso, faça ajustes e nunca pare de melhorar suas estratégias.

Vale a pena contratar uma empresa especializada?

Podemos até ser suspeitos para falar, mas o fato é: contar com uma empresa especializada em Marketing 360 para o mercado imobiliário significa ter a ajuda de quem entende todas as nuances desse setor e sabe como criar ações integradas personalizadas.

Essa parceria permite que a comunicação do empreendimento seja feita com estratégias atualizadas, usando as melhores tecnologias e com foco em conversão. Além disso, a equipe interna pode focar em outras atividades, como relacionamento com investidores, planejamento de novos lançamentos, gestão de obras e atendimento comercial.

Não sabe qual agência escolher? Não se preocupe, você já está no site da WSI. Com mais de 30 anos de experiência, já participamos de mais de 200 lançamentos imobiliários, movimentando mais de R$ 10 bilhões em VGV e investindo mais de R$ 100 milhões em mídia no setor. Somos conhecidos por aliar estratégia, dados, tecnologia e criatividade.

Comece a converter agora mesmo! Nossa equipe está esperando pelo seu contato.