As atualizações nas regras do SBPE prometem aquecer o mercado imobiliário; veja o que muda e quais as melhores estratégias de marketing para acompanhar
Para as imobiliárias, é essencial que haja mudanças nos diferentes métodos de financiamento de imóveis, pois cada tipo é destinado para um público-alvo específico. Então, se alguma modalidade se torna muito vantajosa, as estratégias de marketing da imobiliária devem ser feitas para destacar isso para esse público.
Neste artigo, traremos as principais mudanças recentes no SBPE, bem como qual o público-alvo dessa modalidade. Também mostraremos dicas de marketing para aproveitar ao máximo essas alterações.
O que é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)
O SBPE, sigla para Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, é uma linha de crédito imobiliário criada para facilitar a aquisição de imóveis. Ele é uma forma de financiamento oferecida por instituições financeiras, permitindo que imóveis sejam pagos em parcelas mensais em até 35 anos.
Quais são as novas regras de financiamento do SBPE?
As últimas atualizações das regras do SBPE são as seguintes:
- O prazo para a quitação do financiamento pode ser de até 35 anos.
- As parcelas não podem ser maiores do que 30% da renda bruta familiar mensal.
- Atualização da modalidade SFH (Sistema Financeiro de Habitação), que facilita o custeio de imóveis de até R$ 1,5 milhão, com limite de financiamento de até 80% e com as parcelas podendo comprometer no máximo 30% da renda bruta do comprador.
- Atualização da modalidade SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), que facilita o custeio de imóveis acima de R$ 1,5 milhão, com limite de financiamento de até 100%.
- O comprador pode utilizar o FGTS para pagamento da entrada ou para amortizar as parcelas.
- A renda mínima exigida comprovada é de R$ 5 mil mensais.
Quais as principais mudanças e o impacto dentro do mercado imobiliário?
As cadernetas de poupança vinculadas a esse sistema fomentam uma cultura de poupança segura, incentivando cada vez mais o financiamento habitacional. Também vale mencionar que essa facilidade de acesso a crédito imobiliário movimenta o setor e até a economia como um todo, inclusive gerando empregos.
Como montar uma estratégia eficaz para vendas de imóveis financiados pelo SBPE?
Suas estratégias devem ser focadas no público-alvo dessa modalidade, que são pessoas com renda superior a R$ 5 mil. Portanto, crie materiais destacando os benefícios, como o financiamento de até 80% do valor do imóvel e o longo prazo de pagamento de até 35 anos.
Depois de despertar a curiosidade do público com essas informações e receber contatos, mostre questões mais específicas, como simulações personalizadas e uso da caderneta de poupança e do FGTS. Para evitar mal-entendidos, não deixe de mencionar que as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda bruta familiar.
Use também ferramentas de CRM para oferecer um acompanhamento contínuo ao cliente, preservando a captação do lead. Além disso, mantenha um bom relacionamento com as instituições financeiras que oferecem o SBPE, facilitando o processo de aprovação e negociação para os seus clientes.
Por que fidelizar o cliente é crucial dentro dessa estratégia?
Por se tratar de um público com um bom poder aquisitivo, e o SBPE permitir a compra de mais de um imóvel, ao fidelizar esses clientes, eles podem voltar a fazer negócio com a sua imobiliária. Além disso, um cliente fidelizado tem boas chances de recomendar os seus serviços para amigos e familiares.
Qual a diferença entre o SBPE e o Minha Casa Minha Vida?
O SBPE é destinado a famílias com renda a partir de 5 mil reais, permitindo o financiamento de até 80% do imóvel, e disponível para quem já tem outras posses.
Já o Minha Casa Minha Vida atende famílias com rendas entre 2 mil e 8 mil reais, financiando até 90% do imóvel, e exige que o comprador não tenha outro imóvel.
Além disso, o Minha Casa Minha Vida oferece juros subsidiados, enquanto o SBPE tem juros variáveis baseados na Taxa Referencial (TR) e Selic. Em ambos, os prazos de pagamento vão até 35 anos.
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