Fale conosco pelo WhatsApp

Inbound marketing para incorporadoras: como atrair, engajar e converter

5 de agosto de 2025 |
(Banco de imagens: Shutterstock)
11 min. de leitura

Aprenda a arte do inbound marketing para incorporadoras — venda seu empreendimento enquanto oferece algo de valor ao potencial cliente

Há não muito tempo, o principal uso da internet era mais voltado ao lazer e ao entretenimento. Usuários de todo o mundo navegavam com um caráter mais exploratório e recreativo. Porém, conforme a tecnologia evoluiu e o comportamento dos usuários mudou, a internet se transformou em um verdadeiro centro de oportunidades comerciais. Com isso, a produção de anúncios digitais explodiu — banners, pop-ups, vídeos automáticos e outras abordagens começaram a ser comuns em quase todos os tipos de ambientes on-line, desde buscadores até redes sociais e aplicativos.

O problema com esse excesso de publicidade foi uma saturação natural dos usuários. Muitos internautas começaram a considerar os anúncios como intrusivos demais ou até suspeitos, adotando diversas medidas para evitá-los. Alguns instalam extensões bloqueadoras de anúncios, enquanto outros simplesmente ignoram qualquer publicidade, associando-as a vírus ou à invasão de privacidade. Segundo pesquisa da Blockthrough (2023), cerca de 912 milhões dos usuários globais estavam utilizando ad blockers, e mais de 496 milhões de internautas de dispositivos móveis também estavam seguindo a mesma tendência.

Uma forma muito inteligente de contornar esse cenário é o uso do inbound marketing. Em vez de interromper ou poluir a experiência do consumidor, essa estratégia oferece valor — conteúdos que informam, inspiram ou ajudam — enquanto apresentam, de forma sutil, algum produto ou serviço. O bônus? A captura de dados de contato, como e-mail ou telefone, permitindo futuras interações segmentadas.

Claro, para dar certo, ainda mais em um mercado tão específico como o imobiliário, essa estratégia precisa ser feita da forma correta. E é isso que a WSI vai te mostrar agora! Este artigo reúne tudo o que sua incorporadora precisa saber para atrair o público certo, gerar leads qualificados e garantir altas taxas de conversão.

Então tire o capacete da obra, abra seu CRM e vem com a gente construir as suas novas estratégias de inbound marketing para incorporadoras!

O que é inbound marketing e por que ele funciona no setor imobiliário?

Como sempre, vamos começar pelo começo. O que exatamente é essa forma de propaganda? O inbound marketing é uma estratégia baseada em atrair potenciais compradores oferecendo conteúdos e experiências interessantes a eles em vez de propagandas invasivas. Indo na contramão do marketing clássico, ele não interrompe, mas engaja — o que é muito, muito importante no mercado imobiliário, já que a compra de um imóvel é uma decisão racional, que envolve altos valores e que tem longas jornadas de compra. Naturalmente, o cliente faz pesquisas aprofundadas, compara opções e só toma sua decisão de compra depois de ter plena certeza sobre ela.

A sua incorporadora pode usar o inbound para começar a construir essa confiança desde o primeiro contato. Produzindo materiais ricos (como ebooks, vídeos ou artigos), você educa o lead sobre o mercado, tira dúvidas e apresenta, de forma contextual, o seu empreendimento. Isso gera autoridade e posiciona a sua incorporadora como referência. Então, em vez de correr atrás de clientes, o inbound faz com que eles venham até você — mais informados, confiantes e, assim, com mais chances de conversão.

A jornada de compra de um imóvel e o funil de vendas

Lembra que falamos que essa jornada é longa? Agora vamos explicar o porquê. Primeiro, ela começa muito antes do contato do consumidor com a sua incorporadora. Geralmente, ele passa por três fases: descoberta (onde percebe que precisa de um imóvel), consideração (onde compara tipos de imóveis e suas vantagens) e decisão (quando escolhe o empreendimento e entra em contato). Durante cada uma dessas etapas, a sua comunicação precisa de um tipo de conteúdo diferente e abordagens específicas.

Quando traçamos um paralelo dela com o funil de vendas, temos topo, meio e fundo. No topo, o objetivo é gerar tráfego e atrair curiosos com conteúdos mais abrangentes (por exemplo, “como escolher o bairro ideal”). No meio, você precisa produzir comparativos, materiais técnicos e diferenciais. Já no fundo, é hora de mostrar o seu produto da forma mais atraente possível: tour virtual, ficha técnica detalhada, contato comercial rápido para eventuais dúvidas.

Um inbound marketing para incorporadoras bem planejado acompanha o lead em todas essas fases, aumentando as chances de conversão no final.

Estratégias práticas de inbound para incorporadoras

Dado o contexto necessário do inbound marketing para incorporadoras, chegou a hora de revelar para que servem seus quatro grandes pilares.

Criação de conteúdo relevante

O seu conteúdo precisa ser educativo e interessante — esse é o ponto de partida do inbound. Crie artigos, vídeos e materiais de valor abordando temas como financiamento, tendências e diferenciais construtivos para atrair e nutrir leads em diversas fases da jornada.

Por exemplo, a sua incorporadora pode lançar um ebook chamado “como saber se o bairro valoriza?” e oferecê-lo em troca do e-mail do visitante. A melhor parte é que os interessados no ebook são clientes com real interesse em imóveis.

Landing pages para captação

As landing pages são as páginas criadas para oferecer esses conteúdos relevantes em troca das informações de contato. Citamos os ebooks, mas você também pode preparar guias, checklists úteis, webinars, entre outros. Elas devem ser simples, com um formulário direto e um call-to-action impactante.

Um exemplo prático seria um guia exclusivo de “como escolher o imóvel certo”, aproveitando para apresentar e comparar os seus próprios empreendimentos e suas vantagens de forma extremamente atrativa.

Email marketing com automação

Conseguir e-mails de potenciais compradores de imóveis e usá-los da forma correta é uma das formas mais eficientes de inbound marketing para incorporadoras. Usando as ferramentas certas, é possível criar fluxos que enviam para cada lead um e-mail personalizado, correspondente à sua fase da jornada de compra.

Então se um visitante baixou um “guia sobre financiamento”, o sistema pode enviar automaticamente e-mails com os seus empreendimentos que estão na faixa de renda que ele mesmo informou quando preencheu o formulário na landing page.

Inbound com redes sociais

Por último, mas com certeza não menos importante, temos as redes sociais. Elas são canais excelentes para distribuir o seu conteúdo de valor e interagir diretamente com os potenciais compradores. O ideal é equilibrar posts institucionais, educativos e promocionais, passando profissionalismo e engajando com os seguidores.

Nessa forma de inbound marketing para incorporadoras, você pode produzir, por exemplo, uma série de vídeos curtos no Instagram mostrando o diferencial do seu novo empreendimento, com links diretos para uma landing page de cadastro.

Canais e ferramentas essenciais para o inbound imobiliário

Essas estratégias todas serão potencializadas se você usar os meios de comunicação e as plataformas e recursos certos.

Principais canais de inbound marketing para incorporadoras

Primeiro falaremos sobre os quatro principais canais do inbound marketing para incorporadoras.

Site oficial

O seu site é o coração digital da sua incorporadora. Ele precisa ter informações institucionais, todos os empreendimentos disponíveis, um formulário de contato rápido e páginas de conversão. É nele que o lead confere se a sua marca tem credibilidade e começa a relação.

Blog

Ter um blog consistente, com material de qualidade e que acompanha tendências de perto é uma forma excelente de atrair visitantes orgânicos através do SEO e ajuda a construir autoridade no setor. Portanto, produza textos de assuntos diversos — desde arquitetura e urbanismo até segurança residencial e estilo de vida.

Redes sociais

Além do Instagram, que já citamos, você precisa estar presente em outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn e TikTok. Nelas você pode humanizar a sua marca, apresentar empreendimentos e educar o público.

Vale ressaltar que cada rede exige uma forma de comunicação e produção de tipos de materiais diferentes — o LinkedIn é o mais profissional e “sério”, enquanto o TikTok permite um tom mais leve e pessoal.

WhatsApp

Já falamos da importância dos e-mails no inbound marketing para incorporadoras, mas o mensageiro da Meta também é um canal com suas vantagens exclusivas, contando com uma nutrição e relacionamento mais direto. Você pode até automatizar um atendimento imediato e oferecer disponibilidade constante aos leads.

Ferramentas mais úteis no inbound marketing para incorporadoras

Para turbinar seus resultados de inbound marketing para incorporadoras, não deixe de usar os quatro recursos abaixo.

CRM (Customer Relationship Management)

Aqui falamos de ferramentas como RD Station, Salesforce ou HubSpot. São elas que permitem organizar e acompanhar todos os leads gerados de perto. Algumas de suas principais funções são mostrar quem interagiu, quando, e qual o melhor momento para uma abordagem comercial.

Automação de marketing

Para facilitar aquela automação de e-mails que conversamos, use ferramentas como Mailchimp ou ActiveCampaign; elas também ajudam na nutrição de leads e distribuição de conteúdo conforme o comportamento do usuário e sua fase da jornada de compra, economizando bastante tempo e otimizando os resultados.

Plataformas de criação de landing pages

Para ajudar a sua incorporadora a criar as melhores landing pages, considere usar ferramentas como Unbounce ou Instapage; elas trazem formulários integrados ao CRM e testes A/B para perceber o que mais funciona com o seu público.

Dashboards de análise

Essas são essenciais considerando que a sua incorporadora vai trabalhar com grandes quantidades de dados. Softwares como o Google Data Studio ou o Power BI transformam dados em massa em panoramas visuais. São muito úteis para monitorar a performance de campanhas, funil de vendas e comportamento dos usuários no seu site.

Métricas importantes para medir o sucesso

Certo. Você já está usando as estratégias, canais e ferramentas certas para fazer o inbound marketing para incorporadoras, mas como calcular o real impacto de tudo isso? Algumas métricas que você deve acompanhar são:

  • Taxa de conversão: porcentagem de visitantes que se tornam leads em páginas específicas.
  • Custo por lead (CPL): quanto você está investindo para gerar cada novo contato.
  • Taxa de abertura de e-mail: mostra se os seus e-mails estão sendo lidos, ilustrando a eficácia dos seus títulos e previews.
  • Tempo de permanência no site: útil para perceber o interesse real dos visitantes pelo conteúdo ou pelo empreendimento.
  • Retorno sobre o investimento (ROI) da campanha: traz quanto retorno financeiro o inbound gerou considerando o valor investido.

Vantagens do inbound marketing para incorporadoras

Resumindo todos os benefícios que já discutimos hoje sobre o inbound marketing para incorporadoras, podemos destacar como principais:

  • Geração de leads qualificados de forma contínua;
  • Custo de aquisição menor quando comparado ao marketing tradicional;
  • Engajamento com os clientes desde o começo da jornada;
  • Posicionamento da sua incorporadora como autoridade no setor;
  • Maior facilidade e probabilidade de conversões.

Como a WSI pode te ajudar?

De muitas formas! Mas, primeiro, quem somos?

A WSI é uma empresa global com mais de 30 anos de experiência em inteligência, marketing e vendas. Estamos em mais de 80 países e temos mais de 1000 unidades. Temos muito orgulho em mostrar como nosso trabalho especializado no setor imobiliário acumula resultados expressivos: mais de 200 lançamentos realizados, mais de R$ 10 bilhões em VGV e mais de R$ 100 milhões investidos em mídia segmentada. Trabalhamos com construtoras, incorporadoras e loteadoras para entregar soluções personalizadas para cada cliente, com foco em resultados reais, suporte contínuo e transparência operacional.

Podemos ajudar fazendo um planejamento completo da jornada de marketing e vendas. Começamos criando a identidade da campanha, elaborando estratégias on e off-line e implementando automações inteligentes. Depois, fazemos o primeiro atendimento via SDR treinado, criamos dashboards personalizados e otimizamos a geração de leads usando estratégias avançadas de inbound marketing para incorporadoras.

Se a sua incorporadora quer atrair mais leads e fechar mais vendas, nós iremos construir esse caminho com você! Esperamos o seu contato! — https://wsidm.com.br/fale-conosco.