Saiba como os leads funcionam e quais são os melhores canais e estratégias para captá-los no setor imobiliário.
Normalmente, aquisições imobiliárias exigem altos investimentos dos clientes. Por isso, esse tipo de público tende a fechar negócio apenas após ter 100% de certeza. O fato deles não poderem se dar ao luxo de fazer “tentativa e erro” torna o ramo extremamente competitivo. Sendo assim, as incorporadoras devem trabalhar muito bem na comunicação e, principalmente, no marketing.
Um marketing bem trabalhado não só aumenta as chances das marcas serem notadas em meio a uma multidão de concorrentes, mas também aumenta a geração de leads imobiliários, que, como destrincharemos no artigo de hoje, é a parte mais importante e o grande objetivo dessas estratégias.
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O que são leads imobiliários e sua importância no mercado
Leads imobiliários são pessoas que demonstraram interesse em um imóvel ou serviço de uma incorporadora. Essas pessoas passam a ser chamadas de leads depois de fornecerem informações como e-mail e telefone, possibilitando o contato direto da marca por esses meios.
Eles são importantes porque, quanto maior o número de leads, maiores são as chances de conversão para a incorporadora. Depois que uma pessoa passa suas informações de contato, a marca pode nutrir e engajar esse cliente em potencial, o guiando através do funil de vendas. Quando esse processo é bem planejado, a incorporadora aumenta as conversões.
Diferença entre leads qualificados e não qualificados
No marketing, os leads são classificados entre 2 tipos e isso não é diferente na geração de leads imobiliários:
- Os qualificados, além de terem fornecido as informações de contato, também se enquadram no perfil do público-alvo da marca e já demonstraram interesse real em fechar negócio;
- Já os não qualificados, embora tenham passado seus dados, não fazem parte do perfil comum dos demais clientes e não aparentaram interesse genuíno.
O impacto dos leads na estratégia de marketing imobiliário
A geração de leads imobiliários é a base das estratégias de marketing do ramo. Ter um fluxo constante deles é sinônimo de um público maior para receber estratégias de captação e nutrição, como apresentar imóveis, expor planos financeiros e reforçar a autoridade da incorporadora.
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Canais e ferramentas para geração de leads imobiliários
Após entenderem como a geração de leads imobiliários é importante, as marcas devem utilizar os canais de comunicação certos.
SEO e conteúdo: atraindo leads orgânicos
O SEO, quando combinado a conteúdos relevantes, melhora a visibilidade on-line, aumentando a geração de leads imobiliários organicamente, sem custos diretos com anúncios pagos.
Mídias sociais: conectando-se com o público-alvo
Redes como Instagram e Facebook são ótimos canais para divulgar imóveis, interagir com potenciais clientes e aumentar a geração de leads imobiliários de forma estratégica.
Google Ads: captando leads com anúncios segmentados
O Google Ads permite criar campanhas segmentadas, inclusive por região, garantindo que os anúncios imobiliários alcancem o público certo, gerando leads qualificados a partir de buscas específicas de imóveis.
Landing pages otimizadas para conversão
Landing pages bem projetadas e atraentes capturam informações de pessoas interessadas em imóveis, aumentando a geração de leads imobiliários. Isso pode ser feito oferecendo algum conteúdo de valor, como um e-book ou webinar.
Técnicas para aumentar a geração de leads em construtoras e incorporadoras
Existem algumas técnicas excelentes para serem agregadas à escolha dos canais corretos. Seguem abaixo 3 métodos que as incorporadoras definitivamente devem considerar.
Ofertas de valor e materiais educativos
Como mencionamos, ofereça e-books ou outros tipos de conteúdos informativos e atraentes para conseguir leads qualificados. Quem almeja um novo imóvel certamente vai se engajar com conteúdo que mostre um apartamento com boa localização, por exemplo.
Formulários eficientes e captação direta no site
Simplifique os formulários de contato no site, pedindo apenas as informações essenciais. Um processo de captação simplificado torna a experiência do usuário mais fluida, aumentando as chances de conversão.
Parcerias estratégicas e comarketing
Estabeleça parcerias com imobiliárias, arquitetos ou fornecedores e desenvolva campanhas conjuntas. O comarketing amplia a visibilidade e potencializa a geração de leads qualificados para ambas as partes.
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