A venda de imóveis remanescentes pode demandar a elaboração de uma nova estratégia de marketing. Entenda a seguir!
Uma situação bastante comum no mercado imobiliário é a existência de um empreendimento que vendeu boa parte das unidades, mas ainda possui alguns imóveis que ainda não encontraram um comprador. Esses são os chamados imóveis remanescentes e, muitas vezes, a construtora ou incorporadora precisa finalizar essas vendas para ter o retorno financeiro esperado.
Nestes casos, é importante elaborar estratégias para venda de produtos remanescentes, de modo a evitar problemas relacionados à falta de fluxo de caixa e ausência de retorno do investimento empregado na construção do empreendimento. Entenda, a seguir, como lidar com esta situação da melhor forma possível.
Por que é ruim ter imóveis em estoque?
Isoladamente, o fato de uma empresa ter imóveis em estoque não é exatamente um problema. Isso porque a existência de um estoque garante que existam imóveis à venda, sempre que aparecer um interessado. Por outro lado, quando um mesmo imóvel demora muito tempo para ser comercializado, as construtoras e incorporadoras passam a sofrer com:
- Desvalorização do imóvel;
- Custos adicionais para manutenção do imóvel;
- Falta de retorno do capital investido;
- Prejuízo à saúde financeira da empresa;
- Possibilidade de gerar uma imagem negativa à empresa, caso haja um grande estoque de imóveis não vendidos.
Para contornar essas possíveis complicações, é fundamental elaborar estratégias para venda de produtos remanescentes.
Estratégias para venda de remanescentes
Como foi explicado, a venda de estoque de remanescentes demanda um planejamento estratégico que leve em conta fatores essenciais, que permitam principalmente entender o motivo de esses imóveis não terem sido vendidos. Também é fundamental que o produto seja cuidadosamente analisado, de modo que a estratégia para venda de produtos remanescentes seja baseada nos diferenciais e pontos fortes do imóvel
A partir daí, é possível adotar estratégias para venda de produtos remanescentes que incluem:
- Estruturação de novas campanhas de marketing;
- Ajustes na tabela de venda;
- CRM para atendimentos (customer relationship management);
- Estabelecimento de novas parcerias;
- Participação em feirões imobiliários;
- Criação de promoções para atrair possíveis interessados;
- Adaptação às necessidades do mercado;
- Geração de novos leads.
Marketing digital para venda de imóveis remanescentes
O marketing digital pode ser um excelente aliado da venda de estoques remanescentes, e certamente deve fazer parte de suas estratégias para venda de produtos remanescentes. Isso porque a internet destaca-se atualmente como o principal meio de divulgação de produtos e serviços, além de ser o primeiro e principal local onde os compradores pesquisam sobre imóveis à venda.
Investir em marketing digital como parte das estratégias para venda de produtos remanescentes permite uma segmentação mais precisa do público-alvo, aumento da visibilidade da marca e melhoria do engajamento dos possíveis clientes. Além disso, o meio online permite que a empresa ofereça uma experiência mais personalizada e conveniente ao cliente.
Entre as principais estratégias de marketing digital que podem ser adotadas para venda de produtos remanescentes, estão:
- Criação de site bem projetado e com boa usabilidade;
- Investimento em anúncios pagos;
- Criação e manutenção de perfis em redes sociais;
- E-mail marketing;
- Otimização do site para mecanismos de busca, a partir das estratégias de SEO.
Uma vez que a elaboração de estratégias para venda de produtos remanescentes pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para quem não tem conhecimento específico em marketing digital, o ideal é investir na contratação de uma agência especializada em marketing digital imobiliário.
A WSI conta com uma equipe especializada e dedicada a entender as necessidades do mercado imobiliário, e atua desenvolvendo estratégias personalizadas para alcançar os objetivos neste segmento. Entre em contato para saber mais.