Fale conosco pelo WhatsApp
5 de junho de 2023 |
Homem branco ao fundo. Em uma das mãos, tem uma moeda que está sendo posicionada em uma pilha. Ao lado das pilhas de moedas, tem dois imóveis de madeira.
(Banco de imagens: Shutterstock)

A venda de imóveis remanescentes pode demandar a elaboração de uma nova estratégia de marketing. Entenda a seguir!

Uma situação bastante comum no mercado imobiliário é a existência de um empreendimento que vendeu boa parte das unidades, mas ainda possui alguns imóveis que ainda não encontraram um comprador. Esses são os chamados imóveis remanescentes e, muitas vezes, a construtora ou incorporadora precisa finalizar essas vendas para ter o retorno financeiro esperado.

Nestes casos, é importante elaborar estratégias para venda de produtos remanescentes, de modo a evitar problemas relacionados à falta de fluxo de caixa e ausência de retorno do investimento empregado na construção do empreendimento. Entenda, a seguir, como lidar com esta situação da melhor forma possível.

Por que é ruim ter imóveis em estoque?

Isoladamente, o fato de uma empresa ter imóveis em estoque não é exatamente um problema. Isso porque a existência de um estoque garante que existam imóveis à venda, sempre que aparecer um interessado. Por outro lado, quando um mesmo imóvel demora muito tempo para ser comercializado, as construtoras e incorporadoras passam a sofrer com:

  • Desvalorização do imóvel;
  • Custos adicionais para manutenção do imóvel;
  • Falta de retorno do capital investido;
  • Prejuízo à saúde financeira da empresa;
  • Possibilidade de gerar uma imagem negativa à empresa, caso haja um grande estoque de imóveis não vendidos.

Para contornar essas possíveis complicações, é fundamental elaborar estratégias para venda de produtos remanescentes.

Estratégias para venda de remanescentes

Como foi explicado, a venda de estoque de remanescentes demanda um planejamento estratégico que leve em conta fatores essenciais, que permitam principalmente entender o motivo de esses imóveis não terem sido vendidos. Também é fundamental que o produto seja cuidadosamente analisado, de modo que a estratégia para venda de produtos remanescentes seja baseada nos diferenciais e pontos fortes do imóvel

A partir daí, é possível adotar estratégias para venda de produtos remanescentes que incluem:

  • Estruturação de novas campanhas de marketing;
  • Ajustes na tabela de venda;
  • CRM para atendimentos (customer relationship management);
  • Estabelecimento de novas parcerias;
  • Participação em feirões imobiliários;
  • Criação de promoções para atrair possíveis interessados;
  • Adaptação às necessidades do mercado;
  • Geração de novos leads.

Marketing digital para venda de imóveis remanescentes

O marketing digital pode ser um excelente aliado da venda de estoques remanescentes, e certamente deve fazer parte de suas estratégias para venda de produtos remanescentes. Isso porque a internet destaca-se atualmente como o principal meio de divulgação de produtos e serviços, além de ser o primeiro e principal local onde os compradores pesquisam sobre imóveis à venda.

Investir em marketing digital como parte das estratégias para venda de produtos remanescentes permite uma segmentação mais precisa do público-alvo, aumento da visibilidade da marca e melhoria do engajamento dos possíveis clientes. Além disso, o meio online permite que a empresa ofereça uma experiência mais personalizada e conveniente ao cliente.

Entre as principais estratégias de marketing digital que podem ser adotadas para venda de produtos remanescentes, estão:

  • Criação de site bem projetado e com boa usabilidade;
  • Investimento em anúncios pagos;
  • Criação e manutenção de perfis em redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Otimização do site para mecanismos de busca, a partir das estratégias de SEO.

Uma vez que a elaboração de estratégias para venda de produtos remanescentes pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para quem não tem conhecimento específico em marketing digital, o ideal é investir na contratação de uma agência especializada em marketing digital imobiliário.

A WSI conta com uma equipe especializada e dedicada a entender as necessidades do mercado imobiliário, e atua desenvolvendo estratégias personalizadas para alcançar os objetivos neste segmento. Entre em contato para saber mais.