Em um mercado competitivo e com decisões de compra mais complexas, é essencial entender o seu público-alvo profundamente; veja como a consultoria pode ajudar.
Muitas construtoras criam estratégias que parecem incríveis no papel, mas que na prática não performam. Isso acontece porque, para criar uma boa oferta e ter uma comunicação que ressoa, elas precisam pensar com a cabeça do cliente, entendendo do que ele realmente precisa e suas dores, oferecendo o “remédio”.
Porém, claro que sabemos que isso não é simples, ainda mais considerando que as construtoras já acumulam muitas outras responsabilidades, não conseguindo dedicar o tempo ou foco necessário.
É nesse ponto que entra a consultoria de vendas. Neste blog da WSI, você vai entender o que é esse serviço e como ele pode ser a chave para ligar o foguete do sucesso!
Qual é a importância de uma consultoria de vendas para construtoras?
Basicamente, a consultoria de vendas permite que as construtoras identifiquem e corrijam problemas que comprometem o seu desempenho comercial.
Diferentemente do imaginário popular, vender nessa área vai além de ter corretores persuasivos. É necessário ter um diagnóstico aprofundado das operações, estratégias e alinhamento entre processos, combinando gestão e tecnologia. Tudo isso para trazer uma perspectiva neutra e focada em soluções objetivas para os clientes — essencial em um mercado no qual estamos falando sempre de altos investimentos.
A consultoria oferece uma visão de fora especializada, ajudando as construtoras a alinharem suas práticas de vendas às necessidades reais dos clientes e do mercado.
Quais são os principais objetivos de uma consultoria de vendas?
Esse serviço é indicado para:
- Perceber e corrigir falhas no processo de vendas;
- Diagnosticar todas as áreas que afetam os resultados;
- Alinhar vendas com objetivos estratégicos;
- Trazer inovação e boas práticas comprovadas;
- Garantir resultados concretos, mensuráveis e sustentáveis.
Quais são os benefícios de uma consultoria de vendas para construtoras?
Quando uma construtora contrata uma consultoria de vendas, ela consegue:
- Entender melhor as necessidades dos clientes;
- Oferecer soluções neutras e imparciais;
- Adaptar estratégias ao contexto imobiliário;
- Focar exclusivamente na melhoria das vendas;
- Padronizar e parametrizar operações;
- Aumentar a produtividade e turbinar as vendas.
Como a consultoria pode aumentar a competitividade de uma construtora?
A consultoria pode aumentar a competitividade de uma construtora de várias formas, considerando que esse serviço resulta em práticas inovadoras e otimizadas de vendas. Estamos falando de pontos como diagnóstico sistêmico de áreas críticas como marketing, logística e vendas, além de panoramas que permitem adaptar a comunicação e o posicionamento ao perfil do cliente.
Indo mais além, uma estratégia de vendas eficiente diferencia a construtora no mercado, já que ela passa a ofertar não apenas imóveis, mas soluções completas para os clientes. Isso cria um ciclo positivo de credibilidade e fidelização.
Quais são as etapas de uma consultoria de vendas eficiente?
Existem três etapas fundamentais. Confira cada uma delas a seguir.
Diagnóstico inicial
Para começar, a consultoria analisa as operações da empresa, identificando gargalos, oportunidades e pontos críticos que podem estar afetando as vendas. É aqui que são percebidos desafios específicos e que são alinhadas soluções personalizadas para cada um deles.
Planejamento estratégico
Nesse momento, é desenvolvido um plano de ação para colocar essas soluções em prática. Essa etapa apresenta metas claras e ajustes em processos e estratégias de comunicação, garantindo que tudo corresponda às necessidades e dores dos clientes.
Execução e acompanhamento
Por fim, tudo é implementado com monitoramento contínuo. A consultoria ajusta as estratégias conforme os resultados iniciais, corrige eventuais desvios e garante que as equipes estejam alinhadas e comprometidas, o que assegura que as melhorias de vendas sejam consistentes e duradouras.
Como escolher uma consultoria de vendas para sua construtora?
Escolha especialistas com experiência no mercado imobiliário e metodologia própria. Verifique a expertise da empresa em processos sistêmicos e na integração de diferentes áreas que afetam as vendas. Priorize aquelas com portfólios e depoimentos de clientes que comprovem resultados acima da média. Por fim, avalie a transparência no planejamento e execução das estratégias; uma boa consultoria é aquela que demonstra domínio ao apresentar quais são os objetivos em curto e longo prazo.
A WSI tem tudo isso e muito mais! Aguardamos o seu contato para mostrar como a sua imobiliária pode decolar on-line.