Aprenda como criar um website para construtoras de alta visibilidade e que ressoe com o seu público-alvo
Que aspectos como um bom SEO, identidade visual forte e design responsivo são essenciais na criação de um site, todo mundo sabe e a maioria das marcas fazem. Mas sabe qual é o diferencial do seu site em meio à concorrência intensa? Compreender o lado emocional do seu público-alvo. Afinal, não adianta estar bem ranqueado no Google, mas não converter. No contexto do ramo imobiliário, saber como criar um website incrível passa muito por transmitir confiança para o seu público. Isso porque, para muitas pessoas, adquirir uma propriedade é um investimento de uma vida.
Nos parágrafos abaixo, começaremos explicando o que é um website de alta conversão, seus tipos e porque isso é fundamental no ramo imobiliário. Depois, você vai ver não apenas pontos importantes para a parte técnica do seu site, mas também aspectos emocionais essenciais para ressoar com o seu consumidor ideal. Ao final da leitura, você saberá como criar um website perfeito para a sua construtora!
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O que é um website de alta conversão?
Colocando de forma simples e direta, um website de alta conversão é um instrumento poderoso para transformar visitantes em leads ou clientes efetivos. Ele faz isso combinando vários elementos estratégicos, sendo alguns deles design intuitivo, bons calls-to-action e conteúdo relevante que atenda às curiosidades e necessidades de um público-alvo.
Além disso, entender como criar um website de sucesso, é dominar a personalização de experiências, ou seja, conseguir dar a cada visitante exatamente o que ele queria quando clicou no seu link. Para isso, a chave é escolher as estratégias de análise corretas (como o uso de personas, por exemplo), porque são elas que ajudam a fazer ajustes contínuos que se moldam aos desejos dos clientes.
Basicamente, um bom site é aquele que consegue não só atrair visitantes, mas também direcioná-los a ações específicas, como preencher um formulário que forneça dados como telefone e e-mail, fazer uma compra ou simplesmente entrar em contato.
Quais são os tipos de websites?
O que categoriza diferentes tipos de websites são dois aspectos: propósito e funcionalidade. Entre os mais comuns estão:
- Websites institucionais, que contém informações sobre uma empresa ou marca, apresentando sua história, valores e serviços prestados;
- E-commerces, que são voltados para a venda de produtos;
- Blogs, criados para compartilhar conteúdos informativos ou de opinião;
- Websites de portfólio, normalmente criados para profissionais autônomos ou criativos;
- Plataformas educacionais, usadas para oferecer cursos ou materiais de aprendizado on-line, como artigos científicos e dados estatísticos.
Por que estamos explicando isso? Bom, basicamente porque para entender como criar um website para cada categoria, é necessário considerar alguns aspectos-chave como quem vai acessá-lo e quais são as ações que queremos que esse público tome. Então cada um desses tipos vai exigir o uso de recursos específicos, abrangendo desde funcionalidades básicas de interação até métodos específicos de storytelling e exposição visual.
Qual a importância de um website otimizado para construtoras?
No caso das construtoras, que são sites institucionais, aprender como criar um website otimizado é primordial, já que além de ser mais bem ranqueado nos mecanismos de busca, o site é a sua vitrine digital para passar credibilidade aos visitantes e conquistar novos clientes.
Quando o seu espaço digital é estruturado da forma certa, com portfólios de projetos e destaques de diferenciais competitivos, por exemplo, você tem maiores chances de atrair leads de forma contínua. Além disso, tudo ali deve ser projetado para oferecer uma navegação intuitiva e fluida, já que esses são aspectos que vão além da experiência técnica do usuário e ajudam a passar mais profissionalismo e autoridade.
Quais são os elementos essenciais para uma boa estrutura de website?
Existem alguns aspectos comuns em todos os sites que convertem. Então para entender como criar um website de sucesso, veja os nove pontos mais importantes:
- Domínio e URL: o primeiro passo importante de como criar um website é escolher um domínio curto e fácil de lembrar, com URLs simples e relevantes, que melhorem a acessibilidade dos usuários e atendam critérios de SEO para ranquear melhor nos mecanismos de busca;
- Planejamento estratégico: estruture o seu site inteiro com base na análise de personas e ICP (perfil de cliente ideal), organizando páginas-chave para facilitar navegação e conversões desde as primeiras interações;
- Usabilidade e design responsivo: outro ponto-chave de como criar um website; o estresse criado por sites lentos e mal formatados gera uma taxa de rejeição muito grande. Então garanta carregamento rápido, design adaptável a todos os dispositivos e navegadores, e interfaces intuitivas para facilitar ao máximo a experiência do usuário;
- Identidade visual: crie um design alinhado aos valores da sua marca, usando cores, ícones e imagens de forma consistente para ser lembrado com mais facilidade e capturar a atenção do público;
- SEO nas páginas: configure títulos, meta-descrições e atributos “alt” das suas imagens para otimizar o site; isso melhora o ranqueamento e atrai mais visitantes orgânicos;
- Conteúdo otimizado: produza conteúdos de valor para o seu público, ou seja, materiais que agreguem real conhecimento; isso aumenta a sua imagem de autoridade no ramo e melhora o ranqueamento. Faça isso através de artigos e blogs;
- Call-to-action (CTA): posicione CTAs efetivos em locais estratégicos para fazer o público tomar as ações que você deseja. Essas ações podem ser a assinatura de newsletters, solicitação de orçamentos ou iniciar uma conversa com a equipe de atendimento;
- Personalização: através da análise de dados e compreensão da etapa do funil de vendas que cada potencial cliente está, ofereça experiências personalizadas para aumentar as taxas de engajamento e conversão;
- Provas sociais: por fim, uma boa prática em sites que convertem é a inclusão de depoimentos, estudos de caso e dados reais. Muitos usuários se baseiam fortemente nisso antes de tomarem uma decisão de compra.
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Quais as melhores práticas de um website para construtoras?
Indo mais além, agora no contexto de como criar um website de alta conversão para construtoras, temos nove pontos de atenção para te destacar da concorrência:
- Destaque de projetos e portfólio: apresente o seu portfólio com imagens de qualidade e organizadas por categoria, detalhando tanto os projetos concluídos quanto os que estão em andamento. Como um plus, adicione depoimentos de clientes e informações sobre soluções personalizadas usadas em cada obra;
- Valorização da experiência e confiança: crie uma página “sobre nós” destacando a história, prêmios, certificações e credibilidade da sua construtora. Como dissemos antes, provas sociais e estudos de caso reforçam a sua autoridade no mercado;
- Foco na conversão de Leads: use CTAs persuasivos, como “peça seu orçamento grátis” ou “agende uma visita técnica”. Também disponibilize formulários simples para captar leads mais rapidamente; ninguém tem tempo a perder, então é importante que essas interações sejam as mais práticas e eficientes possíveis;
- Informações claras sobre serviços: outro foco de como criar um website bem-sucedido para construtoras são páginas organizadas e específicas para cada serviço, detalhando as soluções oferecidas em linguagem acessível. Também forneça materiais de apoio, como guias e vídeos explicativos;
- Localização e acessibilidade: inclua mapas e informações geográficas para destacar áreas de atuação, obras concluídas e novos projetos. Além disso, ajuda bastante adicionar ferramentas de cálculo interativo para orçamentos básicos, por exemplo;
- Tecnologias e sustentabilidade: Mostre avanços tecnológicos e práticas sustentáveis, destacando materiais recicláveis, construções eco-friendly e alinhamento com regulamentações ambientais para atrair os consumidores mais conscientes;
- Notícias e tendências do mercado: mantenha um blog ativo, abordando dicas de reformas, tendências do setor e inovações tecnológicas. Esses materiais servem para melhorar o SEO e reforçar a imagem da sua marca como construtora especialista no mercado;
- Atendimento rápido e personalizado: implemente chats ao vivo e botões para WhatsApp, mostrando que você está sempre pronto para responder às dúvidas dos visitantes. Isso humaniza o atendimento e aumenta a taxa de interações;
- Diferencial competitivo na apresentação: por fim, a última dica de como criar um website perfeito para construtoras está no tipo de identidade visual escolhida. Use layouts elegantes para expressar sofisticação e confiança, transmitindo segurança e profissionalismo aos visitantes mais exigentes.
Entender como criar um website de alta conversão é importante, mas para aplicar o melhor do marketing digital e turbinar sua presença digital é essencial contar com ajuda especializada. Nós, da WSI, temos mais de 30 anos de experiência e milhares de clientes imobiliários atendidos. Fale conosco e coloque sua marca no topo.