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20 de maio de 2024 |
Várias pessoas em uma reunião e um computador ao centro, com gráficos sendo exibidos.
(Banco de imagens: Shutterstock)

A análise competitiva utiliza as ações dos concorrentes para identificar quais estratégias funcionam melhor; entenda como aplicá-la

A análise competitiva é importante porque aprimora continuamente a qualidade dos serviços das empresas em geral. Essa competição evita a “acomodação”, já que todos sabem que a única forma de se destacar é sendo sempre melhor do que a concorrência.

Na análise competitiva para construtoras, a compreensão dessas estratégias é ainda mais importante, por se tratar de um mercado tão concorrido.

O que é análise competitiva?

A análise competitiva é o processo de pesquisa e avaliação de estratégias, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças dos concorrentes em um determinado mercado. Ela engloba a coleta de informações sobre produtos, serviços, preços, posicionamento de marca, marketing, tecnologia, entre outros. A análise competitiva para construtoras ajuda as empresas do ramo a desenvolverem estratégias para se destacarem e se manterem competitivas.

Quais as vantagens da análise competitiva para construtoras?

As construtoras que realizam essas ações podem ter vários ganhos em relação ao seu mercado de atuação, tais como:

Gera uma visão ampla sobre o mercado

A análise competitiva para construtoras traz uma compreensão mais ampla do mercado, incluindo concorrentes diretos e indiretos, demanda do público-alvo e dinâmicas do setor.

Permite a identificação de tendências

Permite detectar tendências emergentes no mercado imobiliário, como preferências de design, tecnologias construtivas inovadoras e demanda por sustentabilidade.

Possibilita a criação de um diferencial

Ao perceber as lacunas do mercado e entender o posicionamento dos concorrentes, as construtoras podem se diferenciar em produtos, serviços ou experiência do cliente.

Auxilia na identificação de pontos fortes e fracos

Ajuda a reconhecer os pontos fortes a serem capitalizados e os pontos fracos a serem melhorados, tanto em relação aos concorrentes quanto à própria empresa.

Aumenta a satisfação e fidelização dos clientes

Através da análise competitiva para construtoras, é possível adaptar estratégias para atender melhor às necessidades e expectativas dos clientes, resultando em maior satisfação e lealdade.

Como realizar uma análise competitiva para construtoras

Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas para fazer uma análise competitiva eficiente, sendo que as principais são:

Identificar os principais concorrentes

Realize uma pesquisa de mercado para identificar empresas que atuam no mesmo segmento e região. Analise suas obras, reputação e presença no mercado imobiliário.

Validar estratégias e canais de aquisição dos concorrentes

Estude as estratégias de marketing e vendas dos concorrentes, incluindo campanhas online e offline, parcerias estratégicas e presença em eventos do setor.

Analisar sites rivais

Acesse os sites dos concorrentes para avaliar design, usabilidade, conteúdo e recursos interativos. Compare serviços oferecidos, depoimentos de clientes e informações sobre empreendimentos.

Avaliar redes sociais e conteúdos

Analise os conteúdos dos concorrentes nas redes sociais. Observe o engajamento, temas abordados e frequência de postagens para compreender sua estratégia de comunicação.

Como aplicar os pontos de melhoria da análise competitiva?

Uma vez que são identificados pontos de melhora ao realizar a análise competitiva para construtoras, é importante compreender como aplicá-los. Basicamente, essas ações devem ser realizadas das seguintes maneiras:

  • Realização de pesquisa de mercado;
  • Estudos de viabilidade;
  • Verificação das tendências de mercado;
  • Elaboração de estratégias personalizadas para cada produto em específico.

Para que a aplicação dos pontos de melhora da análise competitiva para construtoras seja feita de maneira eficaz, é muito importante buscar e contar com o trabalho de uma empresa de marketing e vendas formada por uma equipe de profissionais especializados em soluções para esse mercado.

Como uma empresa de marketing e vendas para construtoras pode te auxiliar?

Uma empresa de marketing e vendas especializada pode ajudar na análise competitiva para construtoras de várias maneiras:

  • Coleta de dados: utilizando os conceitos da análise competitiva para construtoras, a agência faz pesquisas e análises detalhadas sobre os concorrentes no mercado, estudando suas estratégias de marketing, presença online, reputação, portfólio de projetos, preços e serviços;
  • Análise de mercado: a partir dos dados coletados, a agência traz um panorama geral do mercado, identificando tendências, oportunidades e ameaças;
  • Benchmarking: a agência também compara o desempenho da sua construtora com os concorrentes, destacando áreas onde você está se saindo bem e onde pode melhorar;
  • Identificação de lacunas e diferenciação: com a análise competitiva para construtoras, a agência ajuda a identificar lacunas no mercado que sua construtora possa aproveitar, além de desenvolver estratégias para se destacar da concorrência;
  • Desenvolvimento de estratégias: falando em estratégias, a agência cria ações assertivas de marketing, como branding, publicidade, marketing digital, entre outras.

Entre em contato conosco para traçarmos o melhor planejamento de marketing para a sua construtora!